Síndrome do Manguito Rotador
O manguito rotador é um grupo de tendões que tem como função a estabilização e mobilização do ombro. Esse conjunto de musculos se originam na escápula por seus ventres musculares e tem como destino a inserção tendínea no úmero proximal.
Esse conjunto de musculos é coberto por estruturas bursais, com finalidade de proteção e otimizar a excursão desse agrupamento de tendões, e estruturas ósseas como o acrômio e o processo coracóide.
Os tendões do manguito rotador, devido a grande mobilidade da articulação do ombro e o consequente impacto causado, estão sujeitos á processos degenerativos de suas fibras, assim como a inflamação das bursas que protegem estes tendões.
A lesão deste conjunto de tendões é denominada Síndrome do Manguito Rotador, a qual é uma causa comum da dor nos ombros.
Profissionais expostos à movimentos repetitivos e com os braços elevados tem maior risco de desenvolvimento desse tipo doença, como professores, eletricistas e cabeleireiros.
Existem diversos graus de acometimendo destes tendões, e esta classificação que determina o tipo de tratamento adequado para cada caso.